PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ)

PERGUNTAS FREQUENTES

Encontre as respostas para as suas questões na nossa compilação de Perguntas Frequentes.


Coleções Baume & Mercier

Todas as coleções Baume & Mercier são produzidas na Suíça?

Todos os relógios Baume & Mercier são fabricados nas nossas Oficinas de Relojoaria em Les Brenets, no Jura Suíço.

 

Posso trocar o bracelete do meu Línea sem ter de ir a um distribuidor Baume & Mercier e devo de usar uma ferramenta especial?

Uma das mais-valias da coleção Linea é a sua versatilidade. O sistema de correia permutável proporciona às mulheres o que pretendem: a possibilidade de personalizar o seu relógio. Este sistema de correia permutável é tão incrivelmente fácil de usar que a feliz proprietária pode trocar de correia num instante sem qualquer ferramenta ou necessidade de ajuda de um distribuidor Baume & Mercier autorizado. Este sistema apesar de simples e engenhoso é totalmente seguro. A Linea e a sua correia permutável adequa-se a todos os gostos.

Como meço o tamanho do meu pulso para ajustar o bracelete do meu relógio?

Convidamo-lo a usar o nosso medidor de pulso disponível em todas as páginas de relógios para garantir um ajuste perfeito ao seu pulso do seu novo relógio. Antes de usar, insira as suas configurações de impressora e altere a opção “dimensionar página” para "nenhum”. De seguida, imprima esta página numa folha de papel.


Conhecimento de relojoaria

Deve dar-se corda manual a um relógio mecânico automático?

A maioria de relógios Baume & Mercier estão equipados com movimentos mecânicos automáticos. Após acertar a hora e a data, é necessário dar corda manual a estes relógios rodando a coroa aproximadamente 20 vezes antes de coloca-los no pulso. Isto proporciona ao movimento alimentação suficiente para garantir que o mesmo funciona com a precisão ideal. Não é suficiente abanar o relógio algumas vezes pois necessita de ser usado em condições normais por cerca de 2 horas antes de atingir o binário total. Se um relógio automático parado for usado sem antes dar corda manual, pode funcionar rapidamente ou parar por ter estado insuficientemente ativo.

Quando deve dar-se corda a um relógio mecânico de corda manual?

Idealmente, deve dar-se corda manual a um relógio mecânico de corda manual diariamente, se possível, à mesma hora. A melhor forma é dar corda antes de o colocar no pulso pela manhã. Dê corda ao relógio gentilmente pois a coroa fica bloqueada quando a mola do tambor está totalmente tensionada. Forçar a coroa neste ponto poderá danificar o mecanismo de corda.

Qual é a diferença entre um cronógrafo e um cronómetro?

Apesar de distintos, ambos são frequentemente confundidos. Um cronómetro é um instrumento avaliado pela sua precisão enquanto que um cronógrafo mede curtos períodos de tempo. No entanto, em sentido restrito, um cronógrafo pode também ser um cronómetro se for certificado pelo COSC - Controlo Oficial Suíço de Cronómetros.

Como se aciona a função Flyback e para que serve?

A função Flyback permite passar de uma medição de cronógrafo para outra premindo um botão uma vez e não três vezes. Foi inventada na década de 30 pouco depois da apresentação do segundo botão de cronógrafo. Originalmente, foi concebida para pilotos que tinham de parar uma contagem e iniciar outra imediatamente para seguir o seu plano de voo. Atualmente, essa função já não é usada pelos pilotos e tem muito pouca aplicação no dia a dia. Ainda assim, continua a ser apreciada por quem admira belos mecanismos e encontra novas formas de a usar.

A função Flyback é acionada como se segue: Prima o botão às 2 horas para iniciar a contagem. De seguida, prima o botão às 4 horas para iniciar a função Flyback. Para parar a medição, prima às 2 horas. Para reiniciar, prima novamente às 2 horas e para ativar novamente a função Flyback prima às 4 horas. Para parar a medição e voltar a zero, prima o botão às 2 horas para parar o ponteiro, de seguida prima às 4 horas para que ambos os ponteiros regressem à sua posição inicial.

O que é um Taquímetro?

Escala usada para medir a velocidade média em km/h com base no tempo necessário para percorrer 1000 m. Por exemplo, para medir a sua velocidade média enquanto conduz, inicie o cronógrafo num marco quilométrico na berma da estrada, de seguida pare-o exatamente a 1 km à frente (próximo marco quilométrico). O ponteiro de segundos usa a escala taquimétrica para indicar a sua velocidade média em km/h para os quilómetros percorridos.

O que é um Telémetro?

Um Telémetro é uma escala usada para medir a distância que separa um observador de um fenómeno que é primeiro visível e depois audível. A sua graduação é baseada na velocidade do som (343 m/s). Por exemplo, para determinar a distância de uma tempestade em relação ao ouvinte, inicie o cronógrafo à primeira manifestação do relâmpago; de seguida, pare-o quando ouvir o trovão. Olhe para o mostrador do seu relógio, o ponteiro de segundos usa a “escala telemétrica” para indicar a distância que o separa do local onde ocorreu o relâmpago.

O que é um Worldtimer?

Os relógios Wordltimer, também chamados “World Time” ou “Universal Time”, indicam, adicionalmente à hora local, a hora dos 24 fusos horários em todo o mundo através de um disco de 24 horas com indicações para as 24 cidades indicadas no mostrador. Isto torna possível identificar os 24 fusos horários em que as cidades se encontram. A qualquer momento, pode verificar a hora em 24 cidades principais (representando cada fuso horário) enquanto vê a hora da cidade em que vive ou que está a visitar.

O que é a função Dual Time?

Um relógio equipado com uma complicação Dual Time é capaz de indicar um “segundo fuso horário”. Este segundo fuso horário pode ler-se num ponteiro central ou num ponteiro que se encontra num contador graduado de 1 a 24. Na prática, o ponteiro de hora principal é tipicamente definido para a hora local de onde se encontra durante a sua viagem, e a hora do segundo fuso horário especifica a hora de onde vive, por exemplo.

O que é a função Fases da Lua?

Os relógios com complicação de fases da lua indicam os ciclos da lua no seu mostrador (quarto crescente, lua cheia…). As fases da lua são, geralmente, indicadas usando um disco móvel que executa uma rotação a cada mês lunar (29 1/2 dias).

Por que é que o meu relógio mecânico é menos preciso do que um relógio de quartzo?

A diferença reside no facto de serem 2 movimentos muito distintos.

Um relógio de quartzo é extremamente preciso devido à sua elevada frequência de vibrações (32 kHz). A sua precisão varia de 1 a 2 minutos por ano.

Comparativamente, um movimento mecânico (de corda automática ou manual) dispõe de uma espiral com uma frequência de oscilação de 2,5 a 4 Hz. A sua precisão varia de 1 a 2 minutos por semana.
A precisão de um relógio mecânico automático pode também ser afetada pelo modo como é usado.
O bracelete tem de ser cuidadosamente ajustado ao pulso para evitar a perda de autonomia, pois a corda é dada continuamente pelo movimento do seu pulso. O seu desempenho pode também ser afetado por fatores ambientais (temperatura, pressão, humidade, campos magnéticos).

A precisão de um relógio mecânico é fortemente influenciada por fatores ambientais tais como temperaturas, inércia, choques frequentes e campos magnéticos. Adicionalmente, a sua precisão é também afetada pelo estado de corda do movimento. Para que continue em boas condições, o mecanismo tem de ser capaz de dar corda por si próprio usando os movimentos do pulso. Consequentemente, o bracelete deve estar bem ajustado ao pulso para evitar a perda de autonomia.


Conselhos para utilização e manutenção.

Dormir com o seu relógio

Não é aconselhável usar o relógio enquanto dorme. Um movimento involuntário durante a noite pode magoá-lo se o relógio bater fortemente contra o seu corpo ou o relógio pode ser danificado se entrar em contacto com as colunas da cama ou mesinhas de cabeceira.

De igual modo, braceletes e correias em pele podem sofrer fricção considerável e transpiração enquanto dorme.

Tomar banho com o seu relógio

Não é aconselhável usar o seu relógio no duche, mesmo que seja à prova de água. A temperatura elevada da água, os tensioativos no sabão e a pressão da água à saída da cabeça do chuveiro são fatores que, em conjunto, podem danificar os vedantes do relógio concebido para mergulho.

Um relógio à prova de água pode ser usado na piscina mas a coroa tem de estar firmemente pressionada ou aparafusada, dependendo do modelo.

Na medida do possível, evite submergir correias de pele em água. Não sendo adequadas para utilização dentro de água irão envelhecer rapidamente com a humidade.

Quais são as vossas recomendações e instruções para cuidar do meu relógio?

Todos os nossos conselhos para manter o seu relógio Baume & Mercier estão disponíveis na secção de Cuidados a Ter com o Relógio do nosso website.


Garantia, Manutenção e Reparações

Quanto tempo dura a garantia de um relógio Baume & Mercier?

O seu relógio está abrangido pela garantia durante 24 meses após a data de compra num distribuidor Baume & Mercier autorizado. Para mais informação, por favor consulte a nossa secção Garantia.

Onde posso comprar um relógio Baume & Mercier autêntico?

Temos o prazer de informar que relógios Baume & Mercier autênticos são vendidos exclusivamente através da nossa rede de distribuidores autorizados em todo o mundo. Em alguns países, abrimos também uma e-boutique Baume & Mercier oficial para melhor servir os nossos clientes. Assim fica seguro de que está a investir num relógio Baume & Mercier genuíno e que não se trata de um produto contrafeito, modificado ou em segunda mão apresentado como novo. Apenas relógios comprados através de um distribuidor autorizado são acompanhados da Garantia Internacional da Baume & Mercier.

Pode encontrar detalhes destes distribuidores no nosso website ao clicar na hiperligação Lojas.

Se não comprou o seu relógio num distribuidor autorizado, infelizmente, não podemos garantir a autenticidade do relógio adquirido.

Por que é que um relógio necessita de manutenção regular?

Um movimento de relógio funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano. O contacto contínuo entre os componentes provoca desgaste constante, ainda que ligeiro, e os óleos de lubrificação perdem eficácia com o tempo. Os diversos vedantes (fundo de caixa, vidro, coroa…) são compostos de um elastómero e plástico. Estes materiais são suscetíveis de degradar com o tempo e comprometer gradualmente a estanquidade do relógio. Por isso, recomendamos uma verificação regular do seu relógio Baume & Mercier para manter a sua precisão e a estanquidade com o tempo. As principais operações de manutenção devem ser agendadas como se segue:

• um "Serviço de Bateria" a cada 2 a 6 anos dependendo do modelo (apenas relógios de quartzo)

• um "Serviço de Manutenção” aproximadamente a cada 3 anos.

• um "Serviço Completo" (ou revisão completa) aproximadamente a cada 5 anos.

Onde posso examinar ou reparar o meu relógio?

Recomendamos que se dirija a um dos nossos distribuidores autorizados ou contacte o Centro de Serviço Pós-Venda Baume & Mercier mais próximo.

Se o seu relógio ainda se encontrar dentro do período de garantia (24 meses), por favor apresente o seu Cartão de Garantia totalmente preenchido.

Quanto tempo demora a receber um orçamento?

Ao trazer o seu relógio a um distribuidor Baume & Mercier autorizado é-lhe fornecido um orçamento do valor do serviço e o tempo necessário.

As funções e aspeto de cada relógio que nos é confiado para uma avaliação são então cuidadosamente examinadas pelos nossos relojoeiros qualificados.

O seu diagnóstico irá determinar o tipo de serviço a levar a cabo e as peças a substituir, tendo em conta o seu pedido inicial.

Quando o diagnóstico estiver completo, se as reparações necessárias forem mais dispendiosas do que o originalmente previsto, ser-lhe-á enviado um novo orçamento oficial. Obviamente, nenhuma reparação será levada a cabo sem a sua aprovação prévia.

Por que é que a revisão do meu relógio demora de 3 semanas a mais de 3 meses?

Em princípio, uma vasta gama de peças de reposição é mantida em stock para relógios “Contemporâneos” produzidos nos últimos 20 anos, por isso o tempo necessário para uma reparação (a partir da data da sua aprovação) depende do tipo de serviço:

• Serviço Rápido: aproximadamente 1 semana

• Serviço de Manutenção: no mínimo 3 semanas

• Serviço Completo: no mínimo 5 semanas.

As peças de reposição para relógios com mais de 20 anos nem sempre estão disponíveis e têm de ser pedidas à Suíça pelas nossas oficinas de Relojoaria. Isto provoca um atraso adicional.
Por favor note: por vezes, certos componentes, tais como mostradores, caixas e braceletes estão esgotados e têm de ser novamente fabricados. Isto irá atrasar ainda mais o serviço.

Frequentemente, os relógios mais raros e mais complicados têm de ser devolvidos às nossas Oficinas de Relojoaria na Suíça para uma intervenção por um relojoeiro especialmente qualificado neste tipo de restauro. Nestes casos especiais, o tempo de espera prolonga-se, no mínimo, por 4 a 8 semanas.

Um serviço levado a cabo num Centro de Serviço Pós-Venda Baume & Mercier autorizado é tão bom quanto um serviço levado a cabo por uma plataforma regional da Richemont ou por relojoeiros Baume & Mercier na Suíça?

Para relógios Contemporâneos (menos de 20 anos), os relojoeiros em todos os nossos distribuidores e nos Centros de Serviço Pós-Venda Baume & Mercier possuem a competência e experiência necessárias para executar um trabalho de elevada qualidade.Também usam as mesmas ferramentas que os nossos Centros de Serviço Pós-Venda Baume & Mercier e têm acesso ao mesmo stock de peças de reposição disponibilizado pela Baume & Mercier.

Quanto tempo irá durar a bateria do meu relógio de quartzo? E quando devo trocar a bateria do meu relógio de quartzo?

O tempo de vida útil de uma bateria oscila entre 2 a 6 anos dependendo do modelo. A maioria dos nossos relógios de quartzo com um ponteiro de segundos central estão equipados com um indicador de fim de vida útil da bateria (EOL).

Um movimento com este indicador faz o ponteiro central avançar em saltos de quatro segundos para indicar que a bateria está quase descarregada. Quando começa a saltar desta forma tem aproximadamente duas semanas para trocar de bateria. Recomendamos que a troca da bateria seja realizada num distribuidor autorizado, ou num Centro de Serviço Pós-Venda Baume & Mercier, para garantir que a bateria e as verificações levadas a cabo cumprem os nossos critérios pré-definidos.

A Garantia Internacional e Limitada apenas serão aplicadas se estas condições forem cumpridas.

A quem posso pedir informação sobre a reparação do meu relógio Baume & Mercier?

• Através de um distribuidor autorizado

• Use o nosso localizador de lojas no website para encontrar o distribuidor autorizado mais próximo.

• Diretamente aos nossos Centros de Serviço Pós-Venda

Para um revendedor autorizado Baume & Mercier: utilize o nosso localizador de lojas.

Para um Centro de Reparação autorizado Baume & Mercier: utilize o nosso localizador de centros de reparação.

Para qualquer questão, por favor contacte o nosso Centro de Contacto com Clientes: 1.800.MERCIER

Quando devo realizar manutenção ao meu relógio mecânico?

Recomendamos vivamente que proceda à verificação da estanquidade do seu relógio Baume & Mercier anualmente, em especial antes da época de verão, bem como um Serviço de Manutenção, aproximadamente, a cada 3 anos e um Serviço Completo, aproximadamente, a cada 5 anos. O tempo habitual necessário para cada intervenção está indicado na secção Manutenção. Se o seu relógio sofreu uma queda, um impacto ou ficou magnetizado, pode começar a funcionar de forma inaceitavelmente rápida ou lenta. Neste caso, não espere pela próxima intervenção agendada; leve o relógio a um distribuidor autorizado, ou a um Centro de Serviço Pós-Venda Baume & Mercier, para atenção imediata.

Que garantia tenho de que o meu relógio vai funcionar perfeitamente após a intervenção?

Todos os relógios que recebemos são manuseados com o máximo cuidado e trabalhados de acordo com os mais elevados padrões de qualidade. Após a intervenção, cada relógio é submetido a uma série de verificações, incluindo uma simulação eletrónica de desgaste que dura vários dias, para verificar se está a funcionar devidamente antes de lhe ser devolvido. A intervenção levada a cabo pelos nossos relojoeiros está coberta por uma garantia de um ano no caso de o relógio não funcionar corretamente.

Quando devo verificar se o meu relógio está estanque?

Todos os relógios Baume & Mercier produzidos, sensivelmente, nos últimos 20 anos estão concebidos para ser à prova de água até uma profundidade de, no mínimo, 30 metros.

Se o seu relógio for imergido em água, a sua caixa à prova de água protege o movimento do pó, humidade e do risco provocado por possível deterioração.

Os vedantes é que tornam um relógio à prova de água. Visto que estes vedantes estão expostos a diversos fatores negativos, tais como cosméticos, transpiração e alterações de temperatura, a estanquidade do seu relógio pode diminuir significativamente com o tempo.

Por este motivo, recomendamos a realização de uma verificação de estanquidade anualmente. Se notar formação de condensação no seu relógio deve levá-lo imediatamente a um distribuidor autorizado ou a um Centro de Serviço Pós-Venda Baume & Mercier.

Qual é o tempo de vida de uma correia de pele?

As correias de pele que fornecemos são fabricadas com extremo cuidado e são todas meticulosamente inspecionadas. Ainda assim, o tempo de vida de uma correia de pele bonita depende das condições de utilização e da frequência de utilização.

Por exemplo, a correia é afetada pela acidez da pele, transpiração, alterações de temperatura, longa exposição à luz solar, cremes da pele e cosméticos, etc...

Condições extremas tais como atividades desportivas ou imersão em água reduzem consideravelmente o seu tempo de vida.

Embora não deva tornar-se uma regra rigorosa, recomendamos a substituição da sua correia de pele anualmente, se necessário, por motivos estéticos e para evitar o risco de rompimento devido a desgaste.

Uma correia de pele ou de borracha estão cobertas pela garantia?

Estes elementos do relógio não estão cobertos pela Garantia Internacional da Baume & Mercier e deverá substitui-las a seu encargo, se necessário. Recomendamos a substituição de uma correia por um dos nossos distribuidores autorizados.

Qual é o tempo de vida de uma correia de borracha?

Cada correia de borracha que fornecemos é da mais elevada qualidade. Ainda assim, o tempo de vida de uma correia deste tipo depende das condições de utilização e da frequência de utilização. Irá envelhecer mais rapidamente se for exposta com frequência a luz solar forte. Fricção constante com a roupa pode provocar descoloração (em especial numa correia branca) ou deterioração prematura.

No entanto, se cuidar da correia, esta permanecerá em bom estado por vários anos. Recomendamos a substituição de uma correia de borracha logo que apresente rachadelas ou cortes.

O que é um campo magnético e como se evita?

O nosso ambiente é cada vez mais sujeito a distúrbios magnéticos de diversas fontes, incluindo telemóveis, sinais de aeroporto, fechos magnéticos de malas, etc. Estes dispositivos podem afetar o funcionamento do seu relógio Baume & Mercier seja de quartzo ou mecânico. Por este motivo, recomendamos que evite, na medida do possível, usar e abandonar o seu relógio nas proximidades de equipamento eletrónico capaz de gerar um campo magnético que possa perturbar o seu movimento.

Efeito num relógio de quartzo: Um relógio de quartzo pode ser afetado ao entrar num campo magnético forte mas irá voltar ao normal quando deixar o campo. Assim, a perturbação dura apenas enquanto o seu relógio se encontra dentro do campo.

Efeito num relógio mecânico: Um relógio mecânico é também sensível a campos magnéticos fortes.
Em certos casos, componentes de aço do movimento podem ficar magnetizados, especialmente a espiral. Em alguns casos raros, as peças magnetizadas podem colar-se e provocar um aceleramento ou mesmo uma paragem total. Neste caso, é necessária uma desmagnetização e deve ser realizada num Centro de Serviço Pós-Venda Baume & Mercier. 

A caixa ou o bracelete do meu relógio contém níquel?

Existe algum níquel no aço inoxidável usado nos relógios Baume & Mercier. No entanto, todo o metal que usamos que contém níquel cumpre a norma Europeia EN 1811 que estabelece o limite de precipitação do níquel: Ni <0.5 mg/ cm2/ semana.

É importante compreender que a sensibilidade ao níquel não depende da quantidade de níquel presente, mas de dois fatores:

• a proximidade de contacto entre a pele e o níquel precipitado por corrosão

• o grau pessoal de alergia. Por favor note que pessoas sensíveis ao níquel podem apresentar uma reação alérgica quando expostas a níveis abaixo do limite permitido.

Os diamantes usados nos relógios Baume & Mercier dispõem de certificado de origem?

Os nossos modelos engastados com diamantes fazem-se acompanhar de um documento oficial da Baume & Mercier que informa a qualidade e caratagem dos diamantes.

São diamantes éticos?

Na Baume & Mercier adquirimos os nossos diamantes em conformidade com o Sistema de Certificação do Processo de Kimberley (Kimberley Process Certification Scheme) e o Sistema de Garantias do Conselho Mundial dos Diamantes (World Diamond Council Guarantee System), implementados para cessar o tráfico de "Diamantes de Conflito/ Diamantes de Sangue", mantendo-os fora da cadeia de fornecimento. Só adquirimos diamantes de fornecedores que respeitem estes sistemas. Todas as facturas Baume & Mercier incluem a seguinte declaração de garantia*:

• Os diamantes (nos produtos) aqui facturados foram adquiridos de fontes legítimas, não envolvidas no financiamento de conflitos e em conformidade com as resoluções das Nações Unidas.

• O vendedor garante, por este meio, que estes diamantes não resultam de conflitos, com base no conhecimento pessoal e/ou garantias por escrito facultadas pelo fornecedores destes diamantes.

(*Esta declaração de garantia aplica-se a produtos contendo um ou mais diamantes).


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