As Oficinas de Relojoaria

LES BRENETS


Todos os relógios Baume & Mercier são produzidos nas nossas Oficinas de Relojoaria, localizadas em Les Brenets, no coração das montanhas do Jura Suíço. É aqui que decorre um processo de montagem da mais elevada qualidade, baseado num método tradicional de produção de relógios, conhecido em francês como "établissage" (a divisão do trabalho entre uma gama de artesãos especializados). Na sua forma moderna, este método possibilita concentrar a perícia dos melhores colaboradores que trabalham no sector, ao mesmo tempo que se mantém o controlo interno de todas as operações essenciais, assegurando um grau muito elevado de flexibilidade.

"Trabalhando em estreita colaboração com os parceiros reconhecidos e especializados em relojoaria, temos acesso garantido aos melhores componentes. Usamos apenas equipamento, movimentos e processos que provaram o seu mérito ao longo de muitos anos, o que torna os nossos relógios fiáveis e eficazes." Daniel Braillard, Director de Produção Industrial na Baume & Mercier.

"Aceitar apenas perfeição. Só fabricamos relógios da mais elevada qualidade."

O lema original dos irmãos Baume aplica-se hoje nas Oficinas de Relojoaria da Baume & Mercier, em Les Brenets, na zona suíça de relojoaria, onde os mesmos gestos centenários são repetidos, dia após dia, defronte de uma paisagem suíça típica, inundada de abetos. Uma viagem ao domínio dos mestres do tempo, no coração dos ateliês onde são montados todos os relógios Baume & Mercier.

As Oficinas de Relojoaria Les Brenets - alguns factos:

• Oficinas repletas de luz.

• Zona de atmosfera controlada para combater os "piores inimigos" da relojoaria: pó e humidade.

• Estações de trabalho modernas, bem equipadas.

• Ferramentas especializadas de alto valor.

• Um grande estoque de componentes disponíveis.

• Funcionários fervorosamente empenhados, especialistas qualificados.

• Relojoeiros com qualificações especializadas.

• Especialistas em qualidade.

• Especialistas em restauro.

• Polidores.

• Monitorização e actualização contínua de aptidões técnicas.

UM PUZZLE COMPLEXO

Um relógio é um pouco como um puzzle quebra-cabeças. Para começar, é só uma pilha de peças todas misturadas, que os relojoeiros têm, depois, de montar meticulosamente para dar vida ao relógio final, digno de uma grande firma relojoeira. A organização dos componentes e peças sobresselentes é, assim, de importância fundamental e um factor vital na gestão de qualquer fábrica de relógios. É na fábrica que as peças são recebidas dos nossos fornecedores. São verificadas, embaladas e depois registadas, para assegurar que todos os pormenores de acabamento cumprem perfeitamente os requisitos da marca. O ponto alto desta fase é a impressionante sala do cofre, onde são guardadas milhares de peças sobresselentes, cuidadosamente dispostas.

MOSTRADORES, PONTEIROS E LIMPEZA IMACULADA

Primeira oficina: É aqui que se realizam as operações mais delicadas: a instalação do mostrador e dos ponteiros, a reparação e o encaixe do movimento do relógio. Estas operações são delicadas, não só pela sua natureza meticulosa (dado que são realizadas inteiramente à mão), mas também porque são realizadas de "coração-aberto" nas peças mais vulneráveis do relógio. Na Baume & Mercier, estas fases são realizadas numa zona de atmosfera controlada (CAZ, na sigla em inglês), na qual se faz todo o possível para evitar pó ou humidade, as duas principais fontes de potenciais avarias nos relógios. O ar no interior da CAZ é permanentemente filtrado, a temperatura, a humidade e a pressão são cuidadosamente reguladas, e a entrada e a saída da CAZ só é permitida aos que usam um casaco anti-estático e passam através de uma câmara de vácuo.

No interior da zona, numa área calma e cheia de luz, observa-se os técnicos e relojoeiros inclinados nas suas estações de trabalho e a olhar através dos seus óculos. As suas acções são controladas com precisão e as suas ferramentas são cuidadosamente posicionadas. "Somos todos bastante obsessivos até pelo mínimo detalhe," brinca Pascal Moulins, o Director de Produção das nossas Oficinas de Relojoaria em Les Brenets. Também é aqui que se ajustam os movimentos para funcionarem com a máxima precisão e que se realiza toda uma gama de testes, incluindo aqueles para verificar a estanquidade à água e ao ar dos relógios montados.

CONCLUSÃO E REALIZAÇÃO DE TESTES EXTREMAMENTE RIGOROSOS

Quando tiverem sido colocados nas caixas, os relógios são depois transferidos para a oficina adjacente. Aqui, já não há necessidade da "CAZ", uma vez que as caixas dos relógios fechadas estão agora estanques e "imunizadas". Contudo, estão agora prestes a sujeitar-se a uma série de rígidos testes. As verificações realizadas são extremamente rigorosas, de forma a garantir que os relógios Baume & Mercier são da mais elevada qualidade. Cada relógio é testado individualmente. Por um lado, os relógios mecânicos são colocados a girar numa máquina de corda, para testar a precisão e a reserva de marcha dos seus movimentos, realizando-se outros testes para verificar as funções, definição das horas,

alteração da data, função de cronógrafo e qualquer outro tipo de complicação. Também são realizados testes estéticos rígidos para detectar até o mais ínfimo defeito. Se for identificado um problema, o relógio é devolvido à "CAZ" para uma "verificação de retorno" pelos relojoeiros, que procedem então à sua desmontagem e reparação. Os relógios de quartzo são então sujeitos a um teste de choque térmico, que irá revelar quaisquer possíveis defeitos dissimulados. Por fim, os relógios são etiquetados, ajustados aos seus braceletes e embalados para serem enviados para o centro de distribuição, que os despachará para os revendedores aprovados da Baume & Mercier em todo o mundo.

RELÓGIOS ANTIGOS TÃO BONS COMO NOVOS

As Oficinas de Relojoaria da Baume & Mercier em Les Brenets, não só produzem relógios novos, como também reparam relógios antigos Baume & Mercier, enviados de todo o mundo. A nossa filosofia: nenhum relógio Baume & Mercier é irreparável. Por vezes, o valor emocional dos relógios em causa é maior do que o seu valor real e o custo da reparação pode ser muito superior ao seu preço de compra. Se, contudo, o relógio em causa é de um ente muito querido, o dinheiro não é importante. Por vezes perguntam-nos qual é o relógio mais antigo que já recebemos para remodelação. Foi um relógio feito em 1870 que foi adquirido por um coleccionador. No entanto, a maioria dos relógios que recebemos datam dos períodos pós-guerra. São completamente desmontados e reparados, mesmo que implique voltar a fabricar as peças em causa!

"Os nossos clientes querem relógios perfeitos, não podemos desapontá-los!"


Descubra os relógios Baume & Mercier



Relógios para homem 

Relógios para senhora 

LOCALIZADOR DE RELÓGIOS